A melhor forma de integrar sistemas desenvolvidos em linguagens diferentes é manter as informações em bancos de dados, pois os profissionais que trabalham com outras linguagens têm dificuldades para ter acesso aos arquivos ISAM normalmente utilizados pelos programadores COBOL.

Os programadores COBOL não têm grandes dificuldades técnicas para desenvolver novos programas COBOL acessando bancos de dados como Oracle e DB2, contudo usar COBOL com banco de dados se torna um problema em função do grande número de programas já existentes que foram escritos para manter arquivos ISAM.

Quando se cogita em adaptar estes sistemas para passarem a operar com bancos de dados, constatamos que um projeto dessa natureza demanda anos de trabalho, custos elevados e transtornos da mesma ordem de grandeza da opção em desenvolver os sistemas novamente do zero.

Para atender a essas demandas, a COBOLware desenvolveu um método automatizado de conversão que reduz significativamente o custo deste processo e principalmente o prazo para se obter o resultado final.

Os programas COBOL permanecem com a lógica original, pois o acesso às tabelas é feito como se fossem arquivos ISAM (utilizando os comandos read, write, rewrite e delete), mas na realidade estão acessando as tabelas no banco de dados. Neste processo, são criados os programas extratores, que geram os dados em arquivo .txt e os programas carregadores, que permitem a carga dos dados nas respectivas tabelas no banco de dados, passando assim tanto os programas existentes e os novos programas e sistemas a compartilharem a mesma base de dados utilizando visões relacionais.

Esse procedimento é realizado com total segurança, confiabilidade e suporte técnico por parte da COBOLware.

Copyright © 2008 - 2009 COBOLware Informática - Desenvolvido por Juliana Villela