Plataformas proprietárias deixaram de ser uma necessidade para muitas organizações em função do constante aumento da capacidade de processamento dos sistemas de arquitetura aberta, contudo existe um significativo parque de aplicativos de grande porte que permanecem em plataformas proprietária pela dificuldade de substituição por novos aplicativos compatíveis com a tecnologia atual.

Para substituir sistemas de grande porte o principal fator de impacto é o volume de código em funcionamento e em grande parte sem documentação atualizada, muitos detalhes do funcionamento dos processos não são do conhecimento dos usuários e nem mesmo dos programadores já que em muitos casos as pessoas que criaram os procedimentos não fazem mais parte do efetivo da organização.

Tal situação frequentemente provoca atrasos na implantação dos novos sistemas, pois somente nessa fase é que se tem a consciência da existência deste tipo de problema e estes sucessivos e desgastantes atrasos fazem com que seja necessário renovar os contratos de uso dos mainframes por mais tempo, e a situação vai se repetindo ano após ano. Nos casos em que se tem consciência prévia do problema a decisão de substituir os sistemas é que vai sendo adiada e o mainframe resiste mais um ano.

A solução que a COBOLware oferece para essa situação é o Rehosting que divide esse problema em duas partes, ao invés de substituir os sistemas e a plataforma simultaneamente que exige é um processo traumático, a solução proposta é em uma primeira fase substituir apenas a plataforma transformando os sistemas de modo que a se tornem compatíveis com os sistemas abertos.

Nessa nova situação temos duas vantagens importantes:
- Os altos custos de se manter mainframes em funcionamento são rapidamente eliminados e estes recursos passam a ser aplicáveis nos sistemas novos;
- Como na arquitetura aberta os dados estarão disponíveis de forma relacional, sendo assim, os sistemas podem ser substituídos em partes já que cada módulo novo pode ser homologado e entrar em operação de forma integrada com os módulos que ainda não tenham sido substituídos.

A COBOLware propõe essa solução de forma autofinanciável pois os custos do processo de conversão são cobertos pelos custos evitados pela não renovação da manutenção do mainframe no ano seguinte ao da conclusão do projeto.

Copyright © 2008 - 2009 COBOLware Informática - Desenvolvido por Juliana Villela