Software

COBOLware 5.0:

Atualmente os usuários exigem que os aplicativos se apresentem de forma gráfica e isso é um desafio para os desenvolvedores COBOL que são constantemente pressionados a adotar esse tipo de interface, ao mesmo tempo, outros setores desse mesmo mercado exigem que os sistemas estejam compatíveis com sistema operacional Linux dada a sua maior confiabilidade, estabilidade e desempenho.

Nesse cenário, a escolha da linguagem COBOL é especialmente gratificante, pois assim podemos aproveitar a portabilidade tão almejada na concepção da linguagem.
As ferramentas oferecidas atualmente pelos produtores de compiladores COBOL obedecem a este princípio, mas se esquecem que muitos daqueles que desenvolvem seus sistemas em COBOL vem trabalhando a décadas antes do advento da interface gráfica e neste tempo todo acumularam milhares de programas que permanecem em uso até hoje e os usuários destes sistemas também desejam aproveitar estes recursos.

Isso faz com que os desenvolvedores COBOL tenham grande resistência em adotar a interface gráfica, pois isso implicaria em grande esforço de reengenharia de interface programa a programa em meio a milhares e tudo isso sem acrescentar nenhuma funcionalidade aos sistemas só o que se consegue é torná-los mais bonitos.

A COBOLware resolve este impasse com um conjunto de ferramentas de desenvolvimento que permitem que a transição da interface de caracteres para interface gráfica se processe de forma tranqüila, todo o acervo de telas é convertido para o modo gráfico automaticamente no momento da compilação para que não haja mudanças na forma tradicional de programar.

É claro que para que um aplicativo tire proveito dos recursos gráficos como push-buttons, figuras, list-boxs, combo-box, radio-buttons. check-buttons e barras de progresso é necessário que o programador faça modificações manuais mas como as ferramentas da COBOLware isso é feito sobre uma base em que todos os aplicativos já estão na mesma plataforma gráfica usando inicialmente menus gráficos, entry-fields e mouse.

Como não poderia deixar de ser todos os programas passam a usar interface gráfica de forma abstrata de plataforma, ou seja, na compilação o código produzido não contém nenhuma amarração com o modo gráfico, é em tempo de execução que os objetos visuais são criados e quando os programas são executados no modo texto ou em sistemas operacionais da família Unix o runtime simula no modo texto todos os recursos gráficos exceto é claro a exibição de figuras.

O manual está disponível on-line e o download pode ser feito abaixo: Para Micro Focus COBOL/Application Server e para Net Express/Server Express.

Com as ferramentas instaladas exemplos estarão disponíveis.

imagem interface

Os recursos funcionam sem licenciamento pelo período de trinta dias, o suporte está disponível via e-mail, beto@COBOLware.com e skype ID: cobolware.roberto.

As ferramentas produzidas pela COBOLware tratam exclusivamente a parte visual de telas, consideramos desnecessário desenvolver ferramentas para a produção de relatórios gráficos pois além de não ser uma tarefa que possa ser automatizada é muito bem atendida pelo RPV não só para a programação em COBOL como para todas as linguagens.

Copyright © 2008 - 2009 COBOLware Informática - Desenvolvido por Juliana Villela