Modelos

Manutenção da tabela de modelos de impressoras.

Modo gráfico

Modo texto

Impressora

Identificação da impressora para seleção no cadastro de usuários, na impressão do spool e na configuração de relatórios.

Estilo

Determina a tabela de estilos associada ao modelo.

Device

Nome do dispositivo associado a uma impressora real de acordo com a plataforma hospedeira tal como LPT1:, /dev/lp0, \\maquina\impressora. Alternativamente a  impressão pode ser direcionada para:

Nome do arquivo (em ambiente Windows são reconhecidas as extensões DOC, RTF, HTML e PDF. O relatório será produzido no formatado correspondente).

Endereço de e-mail (O caractere "@" na primeira coluna indica o nome de um arquivo texto contendo uma lista de e-mails, em qualquer outra coluna indica endereço de e-mail). o caractere “&” pode ser especificado em sequencia ao “@” para indicar uma variável de ambiente que contenha um e-mail e o caractere “*” indica um nome de programa que deve gerar a lista de e-mails, retornando o nome do arquivo lista em parâmetro único da LINKAGE SECTION com 50 bytes. O relatório será enviado no formato PDF como anexo do e-mail.

Programa de tratamento específico neste caso, o caractere "$" na primeira coluna indica que o device na verdade deve ser uma linha de comando, será gerado um arquivo texto nomeado automaticamente, um segundo "$" indica o posicionamento deste nome na linha de comando.

Impressão gráfica: declarar $WINDOWS com visualização prévia $WINVIEW, para Impressoras USB matriciais .preencher com $USBTEXT. Nestes casos, será exibida uma tela de seleção de impressoras disponíveis no Windows. Um nome de impressora específico pode ser declarado com o indicador ":" como por exemplo $WINDOWS:HP 500C.

Preparo

Define se deve haver comando de salto de página antes de iniciar a impressão de um relatório (Form Feed) e/ou no término.

Formato

Ajusta impressão entre plataformas heterogêneas. Se, por exemplo, a estação está na plataforma Windows (indicador de fim de linha X"0D0A" ) e o serviço de impressão é prestado pelo Unix deve ser usado o padrão adequado que é apenas X"0A".

Acentos

Habilita conversão de acentos do DOS (Página de código 850).

Cadeia ASCII inicial

Estabelece uma sequência de até 50 códigos ASCII que devem ser enviados para a impressora no início de cada relatório.

Cadeia ASCII final

Estabelece uma sequência de até 50 códigos ASCII que devem ser enviados para a impressora no término da impressão de cada relatório.

Veja também

Estilos